Recadoseglitters.com

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Memorial

    MEMORIAL

Ao longo dos últimos anos do século XX, a formação dos professores foi um dos campos de conhecimento educacional mais discutido nos textos e nas práticas institucionais.
Mediante várias preocupações a secretária de educação elaborou um programa nacional de informática na educação (Proinfo). O qual tem o objetivo central de promover a inclusão digital dos professores e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vista a melhoria da qualidade da educação.
O mesmo tem propiciado várias trocas de experiências entre nos educadores nas  atividades propostas pelo o curso   que esta dividido em unidade a primeira relata a tecnologia na sociedade, na vida e na escola,a identidade do professor,  as tecnologias disponives na escola ou seja no nosso ambiente de trabalho.
A segunda unidade apresenta o computador com seu atributos como a internet,hipertexto e hipermídia que nos propociona conhecimentos em várias aréas e nós levam para todos os lugares  mostrando um nova forma de letramento.As duas últimas unidades vem constextualizando as  formas de curriculos,projetos e tecnologias nas práticas pedagógicas e mídias digitais. Tendo em vista diferentes espaços de conhecimentos abrindo novas fronteiras e condições que  favoreçam  compreensão da complexidade do mundo,que requer de nos profissionais da educação novas competências e atitudes para uma educação de melhor qualidade     

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Plano de aula com hipertexto

ATIVIDADE EM DULPA  IVANILDA SILVA FREIRE E CELENI RODRIGUES SANTANA .

 PLANO DE AULA  DE INFORMATICA



OBJETIVO: conhecer o computador, usar alguns recursos, aprender procedimentos de leitura de imagens para buscar informações, entrar em contatos com textos informativos, desenvolver a curiosidade e a criatividade da criança através do programas de desenhos livres PowerPoint.

CONTÉUDOS: texto informativo, construção de familiaridade com o computador e artes.

SÉRIE: educação infantil crianças da pré-escola de 4 a 5 anos.

TEMPO ESTIMADO: 2 horas.

MATERIAL NECESSÁRIO: 1 computador para cada dois alunos.
   

METODOLOGIA :levar as crianças para o laboratório de informática, apresentar o computador paras elas,e os programas PowerPoint onde a criança poderá desenhar espontaneamente.  

AVALIAÇÃO: analise dos conhecimentos das crianças em relação ao Computador e como elas passam a lidar com os novos conhecimentos adquiridos.

Mapa Conceitual

Síntese de Ladislau Dowbor

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: IVANILDA SILVA FREIRE
Pólo: São Félix do Araguaia

AIVIDADE 1.3


Segundo o entrevistado Ladislau Dowbor, em uma entrevista sobre educação ele relata a grande dificuldade em que o professor tem encontrado em aprender e lidar com os avanços tecnológicos, e que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora, e mais organizada.
Outro comentário que ele faz de grande relevância e a respeito às redes de televisão a qual é um meio de comunicação muito potente que poderia ser mais bem aproveitado com programas mais educativos.
Um outro questionamento preocupante e em relação às pessoas menos favorecidas as quais tem pouco acesso a tecnologias ou disponibilidade.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Levantamento de tecnologias

Síntese do texto "aprendizagem e tecnologia"

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso
: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Tutora: Lídia Danielle de Andrade Alberti Predebon
Cursista: Ivanilda
Pólo: São Félix do Araguaia

ATIVIDADE 1.1

As novas tecnologias vêm trazer novas descobertas e avanços para a sociedade mudando a cultura da aprendizagem e ao mesmo tempo trazendo dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige, tornando a Educação para o professor e o aluno uma busca constante de conhecimento.
Para o professor se torna cada dia mais necessário a busca de conhecer as novas tecnologias. O educador não deve ignorar que a informação tornou muito mais acessível e que ela chega ao estudante de forma rápida e em grande escala. O professor precisa enxergar o quão é viável utilizar as novas ferramentas de ensino.
Por sua vez, o aluno chega na escola com uma bagagem cheia de informações diferenciadas adquiridas através da televisão e da internet. Só que esses conhecimentos muitas vezes estão mal direcionados e aproveitados.
Diante disso o autor Juan Ignácio Pozo ressalta que nunca teve uma sociedade com tanto conhecimento e com tão pouca aprendizagem. Para inverter essa situação é que o autor propõe que deve haver uma nova estruturação no ensino.
O governo precisa oferecer cursos de capacitação para os professores. Os currículos devem sofrer alterações para atender as necessidades dessa nova classe discente. Os educadores precisam quebrar paradigmas e se atualizarem. Os estudantes precisam estar motivados para buscar novos conhecimentos e principalmente, colocá-los em prática. Quando toda essa nova estruturação estiver em prática, a sociedade não será apenas uma sociedade do conhecimento, mais também uma sociedade da aprendizagem.
      

Quem sou eu como professora e aprendiz

QUEM SOU EU COMO EDUCADORA? sou uma pessoa determinada, dedicada, responsável,procuro ser profissional e ética gosto muito do meu trabalho, o qual faço com   amor.
COMO SOU COMO APRENDIZ? Procuro ser melhor do que como  professora pois aprendendo posso ensinar melhor.